terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Device Mobility

Bom, chega de QoS (por enquanto). Hoje vou fazer um post sobre uma feature que dificilmente implantamos no dia-a-dia, mas pode ser testada na prova, que é o Device Mobility. Basicamente com essa funcionalidade, o CUCM identifica que o telefone foi mudado de localidade (através do IP), e aplica (ou não) configurações de um outro Device Pool.
Então vamos montar o nosso exemplo. Digamos que a nossa empresa tem três sites:
Site A: São Paulo, SP - Brasil - IP Subnet: 192.168.10.0/24 - Device Pool: DP_SPO
Site B: Curitiba, PR - Brasil - IP Subnet: 192.168.20.0/24 - Device Pool: DP_CBW
Site C: San Jose, CA - EUA - IP Subnet: 192.168.30.0/24 - Device Pool: DP_SJO

Para configurar o Device Mobility, trabalhamos com três entidades no CUCM: Device Mobility Group (DMG), Device Mobility Info (DMI) e Physical Location. Além, é claro, dos Device Pools.

Então primeiro vamos criar as Physical Locations, que são apenas "tags". Ou seja, elas sozinhas não fazem absolutamente nada:
PL_SPO, Physical Location - Sao Paulo
PL_CBW, Physical Location - Curitiba
PL_SJO, Physical Location - San Jose
E depois configuro elas nos Device Pools correspondentes.

Feito isso, vamos criar os DMIs, que são as nossas definições de Subnets. É aqui que vamos atrelar a subnet ao Device Pool.
DMI_SPO, 192.168.10.0/24, Roaming DP: DP_SPO
DMI_CBW, 192.168.20.0/24, Roaming DP: DP_CBW
DMI_SJO, 192.168.30.0/24, Roaming DP: DP_SJO
Obs: É possível associar mais de um device pool por DMI. Nesse caso o método de escolha do Device Pool durante o Roaming será via Round-Robin.


E agora vamos criar os DMGs, que também são apenas "tags". A idéia é tentarmos agrupar os devices que possuem o mesmo "numbering plan". Então eu criaria um DMG por pais, e depois entederemos o porque.
DMG-BRA, Device Mobility Group para o Brasil
DMG-EUA, Device Mobility Group para os EUA
E depois configuro eles nos Device Pools correspondentes.


Beleza, agora uma coisa importante. Precisamos habilitar o device mobility nos telefones. Isso pode ser feito no parâmetro Device Mobility Mode em cada device, ou no service parameter de mesmo nome, que por padrão é Off.


Agora vamos entender como isso funciona, e no que a feature pode nos ajudar.

Quando o telefone se registrar no CUCM, o fluxo será assim:
1. O endereço IP do telefone dá match com uma das Subnets configuradas no DMI? Se sim, vamos para o passo 2, se não, ele sobe com o "Home DP".

2. Comparo a Physical Location do Home DP com a do Roaming DP (que ele pegou lá ao dar o match em um DMI). Se for igual, o telefone sobe com o Home DP, porque ele pode por exemplo ter mudado de subnet dentro do mesmo prédio. Se for diferente, sigo para o passo 3.

3. Seleciono do Device Pool do DMI que ele deu match na subnet (Roaming DP).

4. Comparo do DMG do Roaming DP com o DMG do Home DP. E aqui que está o mais importante... Caso o DMG seja igual, ele só vai aplicar as configurações no quadro "Roaming Sensitive Settings" do Device Pool, que é o DTG, Region, MRGL, Location, Network Locale, SRST.
Caso o DMG seja diferente, ele vai aplicar também as configurações no quadro "Device Mobility Related Information", que contém a CSS, AAR, CgPTP, CdPTP.

Isso significa que se um telefone de São Paulo se registrar pela subnet de Curitiba, o device vai pegar as configurações apenas relativas a codec, media resources, data/hora, SRST... ou seja, não vai mudar nada para o usuário em questão de roteamento de chamadas. Ele vai continuar fazendo as chamadas da forma que ele está acostumado a fazer em São Paulo, e as chamadas continuarão saindo por SP.
Agora, se esse mesmo telefone se registrar em San Jose, ele vai alterar a CSS e os transformation patterns (Calling e Called). Ou seja, todo o seu dial plan vai ser alterado para esse phone! Ele terá outra CSS no device level (útil se usarmos o Device-Line approach), e terá todas as transformations alteradas... não vou entrar a fundo nisso porque envolveria a questão do dial plan, e aí poderia ficar horas e horas falando sobre isso. Mas para quem já tem uma noção de dial plan, já deu pra sacar o estrago que pode essa feature pode fazer, né? Um prato cheio para cair na prova e nos deixar mais loucos ainda com o Dial Plan...

Nenhum comentário:

Postar um comentário