quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

WAN QoS (Frame Relay) - MQC-Based

Agora que já abordamos o QoS na LAN, é hora de falar sobre o QoS na WAN. O post é mais voltado para a prova, então estou considerando um link Frame Relay inferior a 768kbps. E nesse post usarei o "Class Based Shaping", que não é o que o AutoQoS configura... Num post futuro eu falarei mais sobre o FRTS antigo.
A primeira coisa a se fazer ao configurar o QoS é classificar os pacotes. E o jeito mais prático de se fazer isso é usando NBAR. Com essa feature é possível dizer para o roteador inspecionar o pacote e determinar se este é algum que estamos procurando para marcação:

class-map match-any RTP
 match protocol RTP
class-map match-any SIG
 match protocol SIP
 match protocol H323
 match protocol Skinny

Com essas regras já definimos class-maps que classificam pacotes de voz (RTP) e de sinalização.
Pelo NBAR também é possível criar uma regra customizada. Por exemplo, se eu quiser pegar tráfego de JTAPI, posso criar a regra:
ip nbar port-map custom-01 tcp 2748
E aplicar no meu class-map SIG: match protocol custom-01

Depois de criadas as regras de classificação, colocamos dentro de um Policy Map:

policy-map LLQ
 class SIG
  bandwidth percent 5
 class RTP
  priority percent 40
 class class-default
  fair-queue

O que estamos fazendo aqui é alocar 5% da banda para sinalização, e 40% para voz, colocando o tráfego RTP em uma LLQ (Low Latency Queue). Essas percentagens são relativas ao bandwidth da interface física ou ao traffic shapper, como veremos a diante. Atenção: Como em links Frame Relay criamos sub-interfaces, não adianta colocar o bandwidth na sub-interface que esse percent vai ser calculado em cima do bandwidth da interface física!

Criada a policy-map, vamos aplicá-la em uma outra policy-map que fará o traffic shape. A policy se chamará GTS (Generic Traffic Shape). Assim:

policy-map GTS
 class class-default
   shape average 364800 3648 0
  service-policy LLQ

Aqui estou considerando um link de 384kbps. De acordo com o SRND de QoS da Cisco, o shape deve ser feito em 95% do seu CIR, por isso configurei o valor em 364800 (bps), e bc (commited burst) deve ser o valor divido por 100. E o excess burst (be) vou deixar em 0. Com o shape configurado, aquelas percentagens la na policy-map LLQ agora vão ser referentes aos valores configurados no shape.

Agora eu vou aplicar essa policy-map em uma map-class:
map-class frame-relay FR-MC
 service policy output GTS
 frame-relay fragment 480

Dentro da map class eu configuro o link fragmentation, que a Cisco recomenda para links menores do que 768kbps. O tamanho do fragmento pode ser calculado assim (de acordo com o SRND):
Fragment_size = (PVC Speed * 10) / 8

Agora sim, finalmente, eu aplico o map-class na minha sub-interface do Frame Relay:
interface s0/0/0:0.1 point-to-point
 frame-relay interface-dlci 101
  class FR-MC

Resumindo, temos a seguinte hierarquia:
Interface --> Map-Class --> GTS Policy --> Policy-Map --> Class-Map

Nenhum comentário:

Postar um comentário