sábado, 10 de março de 2012

Call Pickup no CUCM

Depois de mais de um mês, finalmente tomei vergonha na cara e resolvi atualizar o blog. Dessa vez vou escrever sobre uma feature que todos nós usamos muito no dia a dia, mas não costumamos aplicá-la de forma muito complexa nos clientes: os grupos de captura.
No CUCM, geralmente colocamos as pessoas de um departamento dentro de um mesmo grupo e boa. Só captura chamada quem estiver dentro do mesmo grupo. Até habilitamos o alerta visual (sonoro jamais! enche o saco! hehe) para facilitar a vida do usuário e tal. Mas e se o usuário quiser capturar chamadas de um outro grupo? Ah não não, aí num dá... hehehe!
O CUCM trabalha com 4 formas de captura, e vou descrever aqui cada uma delas.

1. Pickup
Esse é o Pickup normal. Se uma chamada estiver tocando em um ramal do mesmo grupo, o usuário simplesmente pressiona Pickup e a chamada é capturada.

2. Group Pickup
Esse pickup eu particularmente não acho nada prático, pois os usuários precisam memorizar o número de cada grupo. Mas enfim, se um ramal de outro grupo estiver tocando, o usuário pressiona a tecla GPickup e depois o número do grupo.

3. Other Pickup
Esse aqui já é mais interessante. Na configuração de Pickup Groups, adicionamos uma lista ordenada de grupos relacionados. Digamos que eu esteja no grupo Captura1, e tenha relacionado os grupos Captura2, Captura3 e Captura4 nessa ordem. Aí tem uma chamada tocando no grupo Captura2 e outra no Captura4. Quando eu aperto oPickup (tem que colocar esse softkey no template, porque não vem por default) eu vou capturar a chamada do Grupo2.
O interessante é que o Grupo2 eventualmente pode não ter o Grupo1 associado. Logo, eu vou conseguir capturar as chamadas dele, mas ele não vai conseguir capturar as minhas. Então podemos montar uns relacionamentos mais complexos, como a secretária conseguir capturar as chamadas do chefe e de um departamento X. Só que as pessoas desse departamento X não podem capturar as chamadas do chefe, por exemplo.

4. Directed Call Pickup
Esse é o melhor de todos. A configuração é a mesma que na situação anterior, ou seja, criamos grupos de capturas relacionados. Aí digamos que eu esteja lá no meu grupo Captura1 e quero capturar a chamada do ramal 2222 que está no grupo Captura3. Basta eu apertar GPickup e o Ramal 2222. A gente meio que usa esse método sem saber quando usamos os Speed Dials BLF com a Captura habilitada. Mesmo as duas pessoas não estando no mesmo grupo, se deixamos os grupos relacionados, podemos capturar a chamada simplesmente pressionando a tecla do BLF.

Por fim, para melhorar a experiência do usuário com essa feature, podemos habilitar o Service Parameter "Auto Call Pickup Enabled". Dessa forma, quando o usuário tenta capturar a chamada, ao invés de o telefone dele começar a tocar para ele atender, a chamada conecta direto. É o modo como a maioria dos usuários está mais habituada a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário