segunda-feira, 13 de agosto de 2012

IPMA Proxy Mode

IPMA (IP Manager Assistant), ou chefe-secretária, é uma feature que permite o melhor controle das linhas do chefe pela sua secretária. Na real, eu acho uma porcaria. Acho que o software não é amigável, é chato de configurar, e no final ninguém usa. Dá um trabalhão, e as secretárias só reclamam... hehehe! Aboli definitivamente das minhas implantações em campo. Mas de qualquer forma, é um tópico que faz parte do Blueprint, e devemos saber fazer caso seja cobrado.

Eu tenho um passo-a-passo bem simples que fiz há um tempo, e não toma nem 15 minutos para configurar. Como ultimamente estou mais focado em fazer labs, aprimorar a minha agilidade e estratégias, não estou gerando muito conteúdo novo para postar. Dessa forma, postarei anotações mais antigas que tenho aqui.

A minha dica para o IPMA é NÃO usar o assistente de configuração. Ele vai zoar todo o seu dial plan, criar CSSs e PTs inúteis, e no final não vai funcionar! hahaha... Se você nem sabia que tinha um Wizard, sorte a sua, nem precisa perder o seu tempo pesquisando. Seguindo esse passo-a-passo é muito mais simples e garantido:

1. Partitions
Você precisa ter 2 Partitions. Uma para os ramais dos chefes, e uma para os ramais comuns (que provavelmente já foi criada antes). Caso você esteja usando a partition <None> para os ramais comuns, tudo bem. Nesse caso, seria apenas uma para os chefes, e a <None> para a galera. Para o exemplo, vou criar duas:
PT-Manager
PT-Ramais

2. Calling Search Spaces
Você precisa ter apenas uma CSS especial, que terá acesso a Partition dos chefes. De resto, você vai ter as CSSs normais de chamadas Locais, DDD, DDI, etc. Então vou criar:
CSS-IPMA-Manager {PT-Manager, PT-Ramais}

3. Phones
Teremos 3 tipos de usuários: Os chefes, as secretárias e a galera. No exemplo, vamos considerar que o range de ramal DDR da empresa é 3XXX, e o range de ramais virtuais dos chefes é 1XXX (não DDR).

Phone do Chefe
Ramal: 1000 (PT-Manager), CSS: Qualquer uma, sem acesso a PT-Manager.
Intercom: *1000 >>> *3000
Softkey: Standard Manager

Phone da Secretária
Ramal Principal: 3000 (PT-Ramais), CSS: Qualquer uma, sem acesso a PT-Manager.
Ramal Proxy: 2000 (PT-Ramais), CSS: CSS-IPMA-Manager
Intercom: *3000 >>> *1000
Softkey: Standard Assistant

Phone da Galera
Ramal: 3001 (PT-Ramais). CSS: Qualquer uma, sem acesso a PT-Manager.

4. CTI Route Point
Quando as pessoas tentarem ligar para o chefe, elas não terão acesso direto ao ramal dele, já que está em uma partition PT-Manager que ninguém tem acesso. Então cairão nesse CTI Route Point que vamos criar agora:
Ramal: 1XXX (PT-Ramais), CSS: CSS-IPMA-Manager

5. Phone Services
Crie o phone service:
http://<CUCM-IP>:8080/ma/servlet/MAService?cmd=doPhoneService&Name=#DEVICENAME#.
Para pegar essa URL, você pode ir no Help e procurar por DEVICENAME. Entre em Cisco Unified IP Phone Service Configuration.
Associe o serviço ao telefone do Chefe.

6. Service Parameters
Entre nos Service Parameters do "Cisco IP Manager Assistant" e mude os 4 campos abaixo:
- CTI Manager IP Address
- Route Point Device Name
- Cisco IPMA Server IP Address
- Service Name

7. Configuração dos End users
Crie um end user para o chefe e um para a secretária. Configure primeiro o Chefe.
- Associe o Device
- Em Related Links, vá em Manager Configuration
- Desmarque o Automatic Configuration
- Se for um usuário de EM, selecione Mobile Manager
- Selecione o Device/Profile, que foi associado na tela inicial do End User
- Selecione o ramal de Intercom
- Selecione a secretária
- Selecione o ramal

Agora configure a Secretária:
- Associe o Device
- Em Related Links, vá em Assistant Configuration
- Desmarque o Automatic Configuration
- Selecione o Device
- Selecione o ramal de Intercom
- Selecione o ramal principal dela (não o Proxy!)
- Selecione o chefe
- Em Manager Association, selecione a linha Proxy dela, e o nome/ramal do chefe

8. Restart dos serviços
Reinicie os serviços CTI Manager, IPMA Service e Tomcat (via CLI - utils service restart Cisco Tomcat). Você deve ver o CTI Route Point Registrado, e o telefone do chefe vai aparecer com uma aplicação na tela inicial. Instale o client da Secretária. É por ele que ela vai controlar a linha do chefe.

9. Melhores práticas
- CTI Route Point deve ter um Forward Unregistered para XXXX, na CSS-IPMA-Manager. Assim, se houver uma falha no serviço e o CTI Route Point estiver fora, a chamada vai ser desviada direto para o ramal do chefe
- MWI CSS deve ter acesso direto ao ramal do chefe

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