sábado, 4 de agosto de 2012

Phone View e Voice View Express

O PhoneView do Unity Connection e o Voice View Express do Unity Express tem o propósito de exibir os voice mails de forma gráfica na tela do telefone. Porém, essas duas features funcionam de maneira bastante diferente.
A grande diferença é que o VoiceView Express é um Phone Service (acessado pelo botão Services do telefone), enquanto o Phone View é acessado através da tecla de mensagens, após acessar a Unity Connection.

O setup do Phone View Express é muito simples. Para o CME, ele já vem ativo por default, então nem precisa fazer nada. Para o CUCM, basta adicionar um Phone Service e fazer o Subscribe do serviço nos telefones. Você pode pegar a URL (http://<cue-ip-address>/voiceview/common/login.do)  na própria GUI do CUE, na telinha onde se habilita a aplicação.
Detalhe que dependendo do seu setup da CUE (CUCM ou CME), essa URL muda. Mas você pode usar só uma ou outra. Em outras palavras, o Phone View Express não é suportado em SRST.

Nesse post vou falar mais sobre o PhoneView. Por incrível que pareça, o mais difícil dessa aplicação não é configurá-la, mas sim descobrir como faz para acessá-la. É aí que um monte de gente fica em dúvida... No CUC 8.6, se não me engano, o Phone View está infinitamente melhor... ele funciona com uma aplicação Java no telefone e tal. Mas enfim, para essa versão da prova, eles vão cobrar o PhoneView véio mesmo...

Para configurar é muito fácil:

1. Crie um Application User no CUCM, e associe os Devices. Coloque o usuário no grupo Standard CTI Enabled.

2. No CUC, habilite o Phone View dentro do Phone System. Coloque lá as credenciais configuradas no passo anterior.

3. Habilite o Phone View para o usuário no CUC, indo em Edit >> Phone Menu. Em Finding Messages with Message Locator, clique em Enable, e embaixo Enable Phone View.

E pronto! hahaha... mas aí você aperta o botão de Messages, entra o seu PIN e não mudou nada... a mulher continua falando quantas mensagens você tem, pressione 1 para ouvir e bla bla bla.
É aí que entra a parte mais obscura do negócio. Como acessa o Phone View? Por padrão, você vai conseguir acessá-lo através da opção 5, "Find New Messages", e depois opção 4 para listar todas as mensagens novas. A tela abaixo será apresentada (imagem "roubada" do blog da IP Expert):




Um comentário:

  1. fala ae Bruno..
    fiz no CUC 8 e não existe a opção 4 para listar as mensagens novas :/

    ResponderExcluir