sábado, 15 de setembro de 2012

MGCP - Parte 1 (Configuração)

Hoje vou falar um pouco sobre a configuração do MGCP. É um post relativamente simples para quem já está estudando para o CCIE. Mas o objetivo dele é fazer uma introdução, porque no próximo post falarei sobre o troubleshooting do MGCP, que aí sim é um tema um pouco mais complexo.

Muita gente prefere configurar o MGCP com o modo automático do "ccm-manager config". Com essa feature, o gateway baixa toda a sua configuração do CUCM via TFTP, e teoricamente, com 2 comandos você tem tudo up and running. Mas não é bem assim que as coisas são... vou falar sobre as desvantagens desse método logo mais.
Bom, basicamente para configurar o MGCP dessa forma, você precisa primeiro provisionar o gateway no CUCM. Informações como Domain Name, Switch Type, Channel Selection Order são importantes. Feito isso, basta executar os seguintes comandos no roteador:
ccm-manager config server <PUB> ! -- TFTP Server
ccm-manager config              ! -- Instrui o Gateway a baixar 
                                o arquivo <Hostname>.cnf.xml do CUCM

E pronto! Mas olha só que coisa... O comando colocou lá um monte de comando no seu roteador, mas alguns importantes não foram colocados, e você vai ter que se lembrar de fazer isso na mão. Esses comandos são:
network-clock-select 1 T1 0/0/0
mgcp bind control source <interface>
mgcp bind media source <interface>
ccm-manager switchback <immediate/graceful>
ccm-manager fallback-mgcp ! - Opcional. Só se o GW for SRST
mgcp dtmf-relay voip codec all mode out-of-band

E além disso, o comando sempre vai configurar a sua E1 ou T1 como full. Ou seja, ele sempre vai configurar a E1 com 30 canais e a T1 com 23. Se por algum motivo você quiser uma E1/T1 fracionada, você vai ter que ajustar isso na mão. E aí para alterar isso dá o maior trabalho... você tem que "shutar" a voice-port, depois a interface serial, depois remover o comando isdn bind-l3 ccm-manager, depois "shutar" a controller, e finalmente remover o pri-group e criar denovo. E aí adicionar o bind-l3 novamente na serial.

Por esses motivos, eu não acho uma boa ideia utilizar esse modo automatico de configuração. Sim, pode te salvar algum tempo, mas se você tiver os comandos do MGCP na veia (o que é esperado de um candidato a CCIE), você não vai levar mais do que 2 minutos para configurar tudo. E acaba sendo até mais rápido do que o modo automático, que você tem que ajustar um monte de coisa.

A configuração de MGCP que eu costumo fazer nos gateways é:


network-clock-participate wic 0
network-clock-select 1 T1 0/0/0
isdn switch-type primary-ni

controller t1 0/0/0
 pri-group timeslots 1-X service mgcp ! - X dependendo se for  
                                          fracionada ou não

interface serial 0/0/0:23
 isdn bind-l3 ccm-manager
 isdn outgoing display-ie

ccm-manager music-on-hold
ccm-manager redundant-host <PUB>
ccm-manager switchback immediate
ccm-manager fallback-mgcp
ccm-manager mgcp

mgcp call-agent <SUB>
mgcp dtmf voip codec all mode out
mgcp bind control source <interface> 
mgcp bind media source <interface>
mgcp ip qos dscp cs3 sig
mgcp

Se você ficar praticando isso, verá que é extremamente rápido de se configurar. O macete que eu uso para me lembrar de todos os comandos é saber que são 5 de ccm-manager e 6 de mgcp. Então quando eu termino a config (no notepad!), eu sempre conto antes de aplicar no gateway para ver se não está faltando nada.

No próximo post falarei sobre troubleshooting de MGCP, que é bem mais interessante...

2 comentários: