domingo, 28 de julho de 2013

UCCX - Integração com o CUCM

Reparei que nunca fiz nenhum post sobre UCCX no Blog. Falha minha, pois é um tópico que tem muito a ser explorado! Posso cometer um engano ao dizer isso, mas na prova geralmente a integração já vem pronta. Isso não quer dizer que você não precisa saber fazer!!! Pelo contrário, como sabemos, você deve desconfiar de tudo que já vem pronto para você. Então, nesse primeiro post sobre UCCX abordarei sobre a integração com o CUCM, para então poder entrar em outros pontos como configurações de fila e scripts em posts futuros.

Quando terminamos de instalar o CCX pela primeira vez (lembrando que estamos falando aqui da versão 7.0, embora na 8.x não mude tanta coisa, apesar de virar um sistema baseado em Linux), a primeira coisa a fazer é ingressar na sua página de configuração WEB (http://x.x.x.x/appadmin). O usuário inicial é Administrator, e senha ciscocisco. Feito isso, seguiremos os passos abaixo:

1. Escolha o seu tipo de deployment. No caso da prova, utilizaremos o Single Node. Em casos de deployment com High Availability, utilizaríamos First Node e Add to Cluster.


2. Coloque as informações do seu CUCM:



3. Importe a licença:



4. Depois de validar as licenças e ativar os serviços, você deverá colocar as informações de integração entre o CUCM e o CCX. Essa integração utiliza 3 usuários:

Usuário AXL: Pode ser o mesmo que você usa para se logar no CUCM, ou crie um novo Application User no CUCM com permissão de AXL.



Usuário JTAPI: Usuário para se comunicar via CTI com o CUCM. Não é necessário criar manualmente o usuário no CUCM. Crie aqui no CCX, que automaticamente vai aparecer lá nos seus Application Users do Call Manager.


Usuário RmCm: Usuário para fazer o controle dos telefones. Não é necessário criar manualmente o usuário no CUCM. Crie aqui no CCX, que automaticamente vai aparecer lá nos seus Application Users do Call Manager. Lembre-se que quando for configurar um telefone para um agente, esse telefone deve estar associado ao usuário RmCm no CUCM, e essa associação deve ser feita manualmente.


Nessa tela também você deverá configurar o NTP Server, que pode ser o próprio CUCM.

Note que após esse passo, os novos usuários estarão listados no CUCM. Não precisa fazer nenhuma config nesses caras por enquanto, exceto a associação dos telefones no RmCm, como disse anteriormente!


5. Seguindo com o CCX, escolha a quantidade de sessões simultâneas de Historical Reports, Gravações e Outbound Dialer o sistema vai suportar (geralmente nada disso cai na prova), e o Codec (que geralmente é G711). Note que o CCX só suporta 1 Codec! Ou seja, se alguém tentar ligar para o CCX usando G729, vamos precisar de um Transcoder aqui.


6. Escolha a linguagem default do sistema:


7. E por fim o End User do CUCM que será usado para acessar a tela de administração do CCX. Tem que ser End User, infelizmente, e não Application User. Ou seja, se você tiver um CUCM integrado com o AD, esse usuário tem que estar no AD. E se por algum motivo ele for apagado, você perde acesso ao CCX.


8. Pronto, a integração foi feita e você pode fechar o Browser. A partir desse momento, utilize o usuário criado no passo 7 para acessar o sistema.


Ok, como eu disse, provavelmente na prova você não vai precisar fazer nada disso. Já vem tudo pronto! Mas é bom sempre ficar atento aos pontos críticos dessa integração, como os Applications Users e suas senhas (se algo não estiver funcionando, pode ser algum problema nesses usuários, por exemplo), o codec e tal.

Agora vamos criar as CTI Ports e CTI Route Points, que servirão para o CUCM conseguir se comunicar com o CCX. Isso também geralmente vem pronto, mas pode ser que você tenha que fazer algum troubleshooting nessa integração, ou mesmo apagar tudo e criar de novo... Portanto, é importante estar bem familiarizado com isso.

Primeiramente, vamos lembrar que qualquer uma dessas configurações devem ser feitas SEMPRE no CCX. Se tiver que mudar, apagar ou criar algo, é sempre pelo CCX. Este por sua vez fará a atualização das coisas no CUCM... Nunca mude as entidades diretamente no CUCM, ou você pode começar a ter problemas de sincronia.

Vamos lá... a primeira coisa que precisamos criar é um Call Control Group no CCX. Ao criá-lo, novas CTI Ports serão criadas automaticamente no Call Manager. Para isso, entre no CCX com o login definido no passo 7, e navegue até Subsystems >> Cisco Unified CM Telephony >> Call Control Group, e crie um novo. Dentre outras informações, aqui precisamos definir um ID para o grupo no CCX, a quantidade de portas (repare que lá em cima ele fala quantas licenças você tem), o ramal da primeira porta (as demais seguirão sequencialmente a partir desse número), e um prefixo, que vai servir para formar o nome do device no CUCM. Podemos definir outras coisas também como Device Pool (importante para configurar o Codec que será usado nas chamadas para o CCX), MRGL (importante no caso de precisarmos de Transcoder nas chamadas), Partition e Calling Search Space. Essas informações ele vai puxar tudo do CUCM através daquele usuário AXL que configuramos lá em cima.


Veja no CUCM as nossas 12 portas criadas. Se precisarmos alterar algo, como Device Pool, MRGL, faça tudo através do CCX:


Agora precisamos de criar um Trigger no CCX, que vai ser um CTI Route Point no CUCM. Esse Trigger será o ramal para onde os usuário vão ligar para chegar em uma Aplicação do CCX. Então antes de criar o Trigger, criaremos um Application, em Applications >> Application Management >> Add New. Como o foco do post não é a criação de Scripts, vamos utilizar um Script default que já vem no sistema:


Criamos uma aplicação chamada App01 que chama o Script icd.aef. Agora precisamos criar o Trigger, informando qual será o Ramal que estará associado a essa aplicação. Para isso, clicaremos em Add new trigger.

Aqui configuraremos, dentre outras coisas, o número do ramal, a língua, um nome (que será o nome do CTI Route Point), um Call Control Group (que usaremos aquele que criamos acima), Device Pool, Partition, Calling Search Space, etc.


Veja que ao criar esse Trigger, um novo CTI Route Point é criado no CUCM:


E veja também que esse CTI Route Point e os CTI Ports estão associados ao Application User jtapi_1. Tudo foi feito automaticamente:


Com isso, se um usuário ligar no 2000, o CUCM vai invocar uma das CTI Ports para chegar no CCX. Chegando no CCX, a aplicação App01 será invocada, utilizando o script icd.aef.

Essa é a integração básica entre CCX e CUCM. Se algo não estiver funcionando, a primeira coisa que podemos fazer é checar a sincronia e forçar a correção, indo em Subsystems >> Cisco Unified CM Telephony >> Data Resync.

Veja o que acontece por exemplo se eu remover os CTI Ports e CTI Route Points do usuário jtapi_1.


Ao rodar o Data Check, o CCX percebe que a associação não está feita. E ao rodar o Sync, a associação é feita novamente, corrigindo o problema:


Esse foi o meu primeiro post de CCX, bem básico. A partir de agora eu começarei a postar mais coisas, principalmente relacionadas a Scripts.

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