segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Gravando áudio para os seus prompts

Uma das coisas que a prova pode te pedir em uma questão de CCX é a personalização de um fluxo de atendimento. E consequentemente, você terá que gravar algum áudio (sim, com a sua lindíssima voz falando em inglês). Existem algumas formas de você fazer isso, como por exemplo, criando um Call Handler na Unity, e editando o greeting através de um telefone (através daquela interface Java horrível, que só da pau). Mas a mais fácil e rápida para mim é pelo próprio UCCX. Vamos ver como!

Primeiramente, abra o CCX Script Editor. Crie apenas uma variável do tipo Document chamada rec:
 

E depois disso, crie o seu script assim:


Isso mesmo. Simples assim!
Lembre-se que os steps Accept e Terminate estão dentro do menu Contact, e via de regra, todo script seu deve começar com um Accept e terminar com um Terminate. E o Recording está dentro de Media.

Ao configurar o Recording, você deve basicamente escolher qual será a variável de destino da gravação e colocar em Result Document:


E recomendo mudar o Duration para 30 segundos, na aba Filter, no caso de você ter que gravar um prompt muito grande:


Feito isso, crie uma nova Application referenciando o seu script e configure um Trigger qualquer para ela (obviamente, que não dê conflito com o seu Dial Plan):


Agora basta pegar o seu telefone e ligar para o Trigger. Você ouvirá um beep, e depois disso o áudio já estará sendo gravado. Ao terminar, entre na pasta C:\Program Files\wfavvid\temp do IPCC, e o arquivo WAV estará lá. Ele vai salvar 2 arquivos... o que tiver tamanho maior é o que deve ser usado:


Renomeie o arquivo e ele já estará pronto para ser "uppado" nos prompts para ser usado em outra aplicação. Dessa forma, você não vai gastar nem 3 minutos para gravar um áudio personalizado.

Dicas da vida real

Na vida real evitamos usar esse tipo de mecanismo, pois ao gravar um áudio para um Call Center, a pessoa pode depois processar a empresa exigindo direitos de uso sobre a voz e tal. Ouvi dizer... não sei se é verdade. Em todo caso, recomenda-se a utilização de empresas ou softwares especializados para isso. Se quiser fazer um teste, recomendo o demo do Loquendo, que é free e bastante bom! Se você souber de algum outro, poste nos comentários!

E para edição de áudio, tem um ótimo programa (free) chamado GoldWave. Uma das coisas boas que ele faz é converter qualquer arquivo de áudio para o padrão utilizado pelos produtos da Cisco (CUCM MoH, CCX, Unity Connection). É só abrir o áudio com esse programa, e salvar como Wave, uLaw, 8000 Hz, 64 kbps, mono:




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