sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Peterson Cristovam, CCIE #40728

Pessoal, com muita satisfação anuncio um novo CCIE Voice brasileiro. É o Peterson Cristovam, engenheiro de redes na PromonLogicalis. Pedi ao Peterson que escrevesse um pouquinho sobre ele e sobre a sua saga, e aqui está! Parabéns Peterson, e obrigado pelo depoimento! :)

################################################################################

"Perseverar significa continuar uma ação sem se importar com a oposição, desânimo ou fracasso anterior". Hitch. :)


Bruno, obrigado pelo convite.

Nem sei por onde começar. É dificil escrever sobre a gente, lembra aquelas entrevistas de emprego na qual lhe pedem para escrever sobre si.

Eu nasci no extremo leste da Zona Leste, no bairro do Itaim Paulista e la morei por 20 dos meus quase 33 anos.
Eu fiz o Curso Técnico-Profissionalizante de Processamento de Dados no Colégio Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista, na época, para ter o diploma técnico desta área era necessário concluir 4 anos de curso. Nesta época eu gostava mais de programação. Depois fui pra Faculdade de Engenharia da Computação, na São Judas, repeti alguns anos, as mensalidades eram altas e faltava grana no final do mês, então parei, dei um tempo, mas sempre pensando em voltar. Um tempo depois pedi transferencia pra FASP, mesmo curso, cabendo no meu bolso, mas logo depois parei novamente por grana. Neste interim, entrei como funcionário concursado na Sabesp, na cidade de Itaquaquecetuba, Itaquá para os íntimos, como Praticante de escritório, ganhando uns 300 reais e poucos, se nao era o mínimo da época era bem próximo. Depois fui promovido a Auxiliar de Escritório, isto na carteira, pois sempre fazia os serviços de informática, me desenvolvi em programação, VB 6.0 e algumas brincadeiras no Access 97. Em um dado momento, pedi transferencia para área de cobrança da Sabesp, lá fiz alguns programas legais que ajudavam em nosso cotidiano. Alguns meses antes desta transferência, realizei um curso de SQL à noite, após o expediente. Em um dia deste curso, no intervalo, entrei na Internet e vi um anúncio do CIEE sobre o programa Cisco NetAcademy. Fiz a prova online, passei, e fui me apresentar, quando descobri que o curso era de 1 ano e meio, todas as segundas-feiras de manhã. Alinhei com minhas chefias, a reposição destas horas e comecei a cursar, toda segunda, lá no Itaim Bibi e depois ia correndo pra Itaquá e a noite ia pra faculdade. neste época eu já havia me transferido para a Unisantanna, mesmo curso, nesta finalmente consegui concluir e pegar meu CREA
Com o NetAcademy concluído, fiz a prova do CCNA, bombei por 2 pontos, fiz novamente e passei. Por esta empatia com a área de redes e por questões financeiras decidi largar a estabilidade do emprego público. Então, ao passar numa seleção em outra empresa, me desliguei da Sabesp. Fui trabalhar na Phonoway Soluções, uma empresa de telefonia, parceira Siemens, que estava entrando no mundo Cisco, lá a oportunidade de conhecer e aprender sobre PABX Siemens, além de colocar em prática meus conhecimentos de Cisco. Por esta empresa fiz alguns cursos de Cisco para certificação tanto da empresa quando minha. Lá eu poderia ter me tornardo um CCVP na época, mas não era o que eu almejava. Ter a certificação Professional é diferente de ser um profissional com tal qualificação e eu não me sentia um "CCVP" na época pois não tinha tanto tempo de mão-na-massa. Da Phonoway, fui para a Telsinc Informática, lá tive outros grandes desafios e depois de um certo tempo de experiência e suor decidi fazer as provas faltantes do CCVP pois já me sentia um profissional com o conhecimento para tal. Também na Telsinc, fiz minha primeira tentativa no CCIE-V no final de 2010 e falhei. Um tempo depois sai da Telsinc e fui para a PromonLogicalis. Lá tentei mais 2 vezes a prova e novamente não passei. Depois do leite derramado, percebo que hoje, não faria a segunda e terceira tentativa. pois não tive o tempo adequado de preparo, mas agora já é tarde Inês é morta.
Então depois de quase 3 anos da primeira tentativa, tentei uma última vez, pois agora, a prova irá mudar  de versão e desta vez, diferentemente das outras vezes, além de casado, já tenho filho e já vem mais um herdeiro pela frente. Quem já fez a prova ou procurou na internet, já percebeu que esta prova não afeta só você, afeta tudo ao seu redor, você vê menos seus parentes, seus amigos, e deixa um pouco em "segundo plano" sua esposa e filhos, isto mexe muito com você e com todos à volta.
Nesta última vez, após vários F5 na página da Cisco vi o resultado que eu havia passado. Ufa. A sensação é muito boa, de alívio, mas não somente por ter passado na prova, por ter perseverado ou por ter recebido um número, mas sim de você poder olhar para trás e vê o que você fez, as decisões, escolhas e as apostas, enfim um conjunto de coisas ter valido a pena. Me lembro lá nos anos 90, na época de colégio que havia uma coleção de revistas da InfoExame sobre certificações, falava além de outras das Certificações Cisco, dos seus profissionais e empresas, me lembro de ter dito a mim mesmo, eu vou trabalhar nesta área e vou tirar o CCIE. Tenho comigo Bruno, um pensamento de Max Heindel: "Só existe um fracasso, deixar de lutar"

Amplexos

Peterson

################################################################################

5 comentários:

  1. Trabalhei com o Peterson a alguns anos atrás e o admiro pelo grande profissional dedicado que é.
    Parabéns meu amigo!!!
    Estou estudando pra prova também e em breve vamos bebemorar hehe =)
    Grande abraço

    Renato Ribera

    ResponderExcluir
  2. Wow!!! Parabéns! Muito legal e obrigado pelo relato, é muito enriquecedor ver histórias e dicas assim.

    ResponderExcluir
  3. Opa bom saber q lá no Itaim Paulista ainda há futuro...rs... eu tb sou de lá...quem sabe em breve não teremos mais 1 IE de lá....Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história é bom pq muita gente achar que só nerds e cranios viram ccie,,, na real é persevernça e try again try again uma hora sai duro é o cash!

    ResponderExcluir
  5. Como um bom Brasileiro, não desistiu nunca! :)

    ResponderExcluir