domingo, 5 de outubro de 2014

Henrique Moura, CCIE #44884

Pessoal, depois de longos meses sem atualização no Blog (desculpa gente, mas dá uma preguiiiiça! ehuaheuaheua), vou finalmente fazer um post! O Henrique Moura, engenheiro da Wittel, foi o primeiro brasileiro a passar no lab da prova nova do CCIE, agora chamada de Collaboration. Parabéns Henrique!!!

################################################################################

Segue meu breve depoimento sobre a minha jornada do CCIE Collaboration e espero inspirar futuros CCIE's, assim como os que já postaram no seu blog me inspiraram.
Eu comecei por acaso na carreira Cisco, recebi um e-mail há uns 7 anos atrás para fazer o treinamento do CCNA e eu não fazia nem idéia do que era mas, felizmente, eu gostei dessa área e, desde então, fui me certificando e me especializando na área de voz.
Em 2013 eu queria focar no CCIE mas, como eu estava viajando a trabalho não tive a oportunidade, foi então que eu planejei quais seriam os meus próximos passos para alcançar o CCIE.
- Me preparar financeiramente (todo mundo sabe que não é barato essa jornada)
- Conciliar os estudos com o trabalho (aproveitar o tempo que eu ficava sozinho no hotel para estudar) 
- Foco, Disciplina e Determinação (para mim a pior parte pois tive que aprender a abrir mão de muitas coisas para alcançar meu objetivo)
Após esse planejamento comecei estudando para o CCIE Voice, fiz o Written Voice, porém não tive tempo de realizar nenhuma tentativa do LAB Voice, pois eu não estava conseguindo me organizar para praticar os Workbooks do IPExpert.
Conversei com meus chefes e disse que eu gostaria de voltar a trabalhar em SP para poder me dedicar ao laboratório e foi então que apareceu um projeto enorme em SP e  fui chamado para ser o responsável pelo mesmo.
Decidi comprar todos os equipamentos do Collaboration, pois eu estava tendo muitos problemas em alugar labs, foi então que eu decidi comprar praticamente 90% dos equipamentos idênticos ao blue print do Collaboration.
Assim que terminei de montar o lab comecei a praticar todos os tópicos dos blue print e ler manuais sobre cada tópico para me aprofundar e realizei o Written do Collaboration em maio de 2014.
Por ironia do destino no projeto que eu estava conheci uma pessoa que estava mudando para o CCIE Collaboration e essa pessoa me apresentou outras pessoas e assim formamos um grupo de estudos de 5 amigos e o mais divertido era que cada um era de um lugar do mundo. Então era um pouco complicado conciliar os fusos horários mas graças a Deus todos estavam sempre dispostos a ajudar uns aos outros.
Apesar de não conhecer pessoalmente o Luciano Tamarozzi, ele escreveu uma frase que sempre foi uma grande verdade durante essa minha jornada: "Não estude sozinho procure pessoas que estão estudando para compartilhar experiências, isso me ajudou muito. E não desanime quando falhar, mas sim aprenda com o erro."
Agora voltando um pouco mais para a realidade, pois ler as trajetórias dá a impressão que foi tudo fácil, mas não foi. Não conheço nenhum CCIE que não passou por nenhuma dificuldade, levem a sério, estejam dispostos a sacrificar um pouco de suas vidas pois no final verás que valeu a pena.

#LAB
Agendei o LAB para Setembro e consegui ficar em casa nas duas semanas antes da data agendada e segui as seguintes regras:
- Acordava as 6 am todos dos dias e as 7 am começa a brincar com o lab usando o material do INE e IPExpert.
- Acordava as 6 pois a prova é as 7 am, então tentei fazer meu corpo me acostumar o máximo possível ao seria no dia da prova.
- Agendei a prova em RTP pois o fuso horário é bem pequeno
- Cheguei 4 dias antes em RTP para me acostumar com tudo e tentar me sentir mais confortável ao ambiente.
- Mantive a rotina de acordar as 6 am e acessava meu lab remotamente e continuava praticando e sempre que dava eu dava uma volta pela cidade para tentar tirar um pouco a pressão do exame.
- Na noite anterior a prova tentei dormir cedo, 20h, mas não consegui pois estava muito ansioso e consegui dormir somente 1am :(

#DICA: Prepare o seu psicológico, tente manter o controle, caso algo esteja dando errado no lab passe para o próximo item, não desista, confie em si mesmo e se precisar levante e beba uma água para aliviar a pressão.

Eu fiquei tão nervoso por ser a minha primeira tentativa que eu não conseguia nem compreender a Task 1 onde precisamos somente configurar as vlans. Foi então que eu precisei me acalmar e organizar meus pensamentos e tudo fluiu como deveria.

Eu gostaria de agradecer toda minha família, amigos e colegas de trabalho que me ajudaram a concluir essa jornada. Obrigado pela paciência de todos e eu sei que nesse trajeto eu também deixei algumas pessoas de lado, mas somente quem sabia o quão importante era para mim esse objetivo se manteve ao meu lado, mesmo eu não podendo dar a atenção devida para cada um.

Eu não vou citar nomes pois foram muitas pessoas mesmo e eu não quero esquecer de ninguém, obrigado a TODOS!!!!

Henrique Moura
CCIE Collaboration #44884

################################################################################

4 comentários:

  1. Olá Henrique, meus parabéns pelo feito! Conseguir passar já é de grande mérito; passar na primeira.. nem se fala!

    Por acaso você teria interesse em se desfazer do seu lab ?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Henrique,

    Depois de todo esforço, agora é hora de ganhar dinheiro, hehe

    Att,

    Wilson

    ResponderExcluir